sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Shantaram

Abril de 2007. Primeira viagem à India. Reparo logo nas livrarias de Mumbai: Shantaram.
Depois entre os viajantes mochileiros. Sempre com aquele calhamaço .
Tenho a mania que se os outros lêm ... eu não vou ser igual . Presunções.

Passaram-se três semanas entre Mumbai (gosto mais de escrever Bombaim) , Goa e Kerala. 
Roubam-me a carteira e fico sem passaporte, cartões e dinheiro.


 Trato de tudo, mas o verdadeiro indiano nunca diz tudo: faltava o papel que me autorizava a sair da India. Mais uma semana "retida" em Mumbai. Mas esta aventura fica para uma outra altura...:) Voltemos ao Shantaram!

Bem, uma semana na cidade. A minha guesthouse ficava em Colaba, zona central dos mochileiros e com um dos cafés mais icónicos , o Leopold Cafe. O mesmo que mais tarde veio a ser um dos palcos do atentado terrorista.

Todos os dias passava por lá no minimo umas quatro vezes, e parava lá diariamente para beber uma kingfisher e simplesmente observar o movimento da rua e quem frequentava o café. E lá estava um monte de "Shantaram´s" nos balcões.

À custa da minha resmunguice fiquei amiga dos empregados (queriam mandar-me para as mesas mais escondidas e deixar as da rua mais concorridas!?)  e sempre me perguntavam se eu já tinha comprado o Shantaram. 
E pensava "até aqui??!" Até que me contaram que parte do livro se passava ali mesmo no Leopold e o escritor ia lá muitas vezes. E no dia seguinte, lá lhes faço a vontade e compro o livro... das mãos do próprio Gregory David Roberts ( e o tipo tinha um aspecto um pouco suspeito... mas na altura ainda nada sabia)

Comecei a ler o livro quando regressei. E o que senti nas semanas seguintes foi que afinal tinha ficado em Bombaim. Na India.


Shantaram é uma história veridica. Ok, um bocado novela e fantasiada no livro, mas verdadeira.
Que nos fascina, que nos faz rir, chorar, tudo . Que quem foi à India reconhece tanto, mas tanto das peripécias que só acontecem na India
Gregory David Roberts é um australiano fugitivo e que com o seu amigo carismático Prabaker ( o que me fez sorrir e chorar) e a partir duma maiores favelas de Bombaim,   entra no submundo da mafia india, passando por Bollyhood, pela prisão , sempre com muita aventuras. É  um retrato da India.

Agora vem aí finalmente a sequela. E não tenho dinheiro para comprar . Mas sei que o hei-de ter. E em inglês. Mal posso esperar! Enquanto não chega dia 13 de Outubro, vou reler o Shantaram... pela 3ª vez:)

Shantaram é dos livros que se entranha ainda mais se já fomos á India e se lermos em inglês. Transportamo-nos instantaneamente para o país dos contrastes

The Mountain Shadow


(O Johnny Depp comprou os direitos de autor para o filme mas nunca chegou a ser realizado. O que é uma pena)



Sem comentários: