sábado, 31 de maio de 2008

"Que te vaias bien! Quando vuelves?"

Eu queria escrever. Tudo, quase tudo, o que vi, o que vivi. Mas sao muitos os pensamentos, as lembrancas, o sorriso desprevinido porque me lembrei de algo que aconteceu. Torna-se dificil.

Muitas vezes eu pensava:"se me vissem agora!" como na 4af a noite... tinhamos ido jantar a Iolanda, em El Limon. So para lembrar que estou a falar de aldeias, de estradas de terra batida, no meio do nada e de tudo.
Chovia torrencialmente e quando regressamos era noite. E la iamos n'os pela estrada, que ja se tinha transformado em lama.E iamos descalcos, com a noite e o som das ondas do mar a orientar-nos.

Ou como quando me vim embora. Sai do Hotelito Las Tortugas 'as 4 e tal d manha. Ja ha pessoas na rua, vao trabalhar, com os seus cavalos, com o seu carro puxado pelos bois. Quando cheguei a estrada, estavam a passar 6 rapazes de bicicleta. Pararam para conversar. Vinham de cantar serenatas a noite toda, pois era o Dia de Las Madrecitas (Dia da Mae). As 5 e meia da manha eu estava a ouvir a ultima serenata....

Foi a viagem que mais estive proxima das pessoas e da Natureza. Esta viagem 'e claramente marcada pelo poder da Natureza, sim.
E pelo poder do amor, do sorriso, da alegria simples. Apesar de todas as dificuldades, nao ouvi ninguem queixar-se.

Nicaragua tem um potencial enormissimo, mas tambem tem problemas igualmente enormes e graves: corrupcao, governo.

Um pais muito tranquilo, que me chega a revoltar quando o seguro de viagem quis levar 80 eur, so porque era um pais de risco!

Sim, eu acho que volto. Vi um sem fim de oportunidades, vi-me a viver aqui. a comprar uma motazita, ou uma bicla, a dar aulas de ingles aos miudos nas aldeias, vi a minha casa no topo do monte. Vi-me a receber surfistas. Um turbilhao de ideias esta aqui dentro na minha cabeca e no meu coracao.

Sem comentários: