quarta-feira, 9 de abril de 2014

Banaue rice terraces

As bus stations em Manila são de acordo a zona do pais que vais. Nesta em particular,
Ohamaya Trans, não aceitam reservas , fica no meio de ruas barulhentas e pobres, e não há nada para fazer.
Bilhete custa 450 pesos filipinhos.
Ou seja, estive das 16H as 21:30 lá sentada, a ver as novelas deles e fiz vários amigos, a Ezre de 20 anos que viria a ser a minha companheira no bus
Vende-se de tudo, mas neste foi ligeiramente diferente: vendem-se desde sandálias, cintos, carteiras, muitos donuts (duma marca Americana muito conhecida)

A viagem inicia as 22h, o bus, como em toda a Asia está com ar condicionado no frio, mas pelo menos eu até vim bem só com o meu lenço de Myanmar.
As ultimas horas são loucas porque é nas montanhas já e sempre a parar. Muito tombei de um lado para o outro.
Finalmente chegamos as 8 da manhã, tinha o rapaz da guesthouse a minha espera,

A paisagem é linda. A vila é horrorosa.
Mas as pessoas são maravilhosas, simpáticas, disponiveis.
Obrigaram -me a descansar e o que é facto é que dormi mais 2 h
Estou no Brookin Inn , almoçei no las Vegas, e hoje no Nic lins, perto do City hall. comida simples Filipina mas boa.

Saio depois de almoço e faço 4 a 5 km a subir , sempre, só a parar para curtir a paisagem , tirar fotos e brincar com as crianças.
Os terraços de arroz foram construidos ha 2000 anos e mantêm-se de forma natural e humana.´
Esta zona é património mundial da Unesco.Mas não se vê nada de turistico ou feito de especial por causa disso. é como se estivessemos no nosso Trás os Montes, Douro.
O que me não me canso de referir , já no Sri Lanka, e  não só, mas é a predisposição para os turistas fazerem centenas de quilometros para virem passear , fazer trekkings simples e sem grande planeamento , pelas montanhas. Isso podiamos nós fazer com uma perna as costas, no Douro!!!!!
Que nervos que me dá a nossa inércia. e nossa recusa em fazer alguns trabalhos porque são menos dignos.

O passeio é fenomenal. Não estava sol, o que para tirar fotos pode parecer uma desvantagem, o que não acho, mas para caminhar é muito melhor! e mesmo no fimzinho: Chuva torrencial, o nevoeiro a entrar por todos os recantos possiveis....
e eu toda contente a colocar os iphones para começar a descida pelos arrozais, sozinha.

E tenho uma taquicardia. Que galo e que susto. é sempre assim, do nada. Ou de um conjunto de coisas, mas nos locais mais inusitados e pouco apropriados.
Estive mais de meia hora quieta encostada no meia da Estrada numa selva, a chover torrencialmente, desesperadamente a ver se passava algum carro ou tricycle.... foi dificil mas uma senhora apiedou-se de mim e levou-me , mesmo apanhando a chuva.

Consegui chegar a hostel, deitar.me (os niveis aqui da taquicardia ja tinham diminuido, mas ainda instavel) e assim fiquei deitada, sem comer, até as 21h da noite.
Estes momentos em que tenho que tomar decisoes como, ir ou não a um hospital , tomar os ansioliticos, manter-me calma e numa posição, que pela experiencia me diz que vai passar .... mas tudo é uma incognita
Acho que me porto muito bem para quem sofre disto, mas deixa-me completamente desgastada e só com uma vontade enorme de ter a minha cama de novo.....

Tive quem me fizesse companhia em Portugal durante este processo, felizmente. Não gusto de preocupar, mas acalma-me saber que alguém sabe o que estou a passar

Fui dormitanto ao longo da noite, hoje não fiz nada que provoque outro ataque, acho eu, e por isso aproveito para actualizar blog e escrever um pouco (demais)

Tive que cancelar a minha expedição aos arrozais em Batad (especie de anfiteatro, mas muito dificil de lá chegar)
Estou desgostosa porque não vou chegar exactamente onde imaginava, mas tenho que colocar saude ou pelo menos ser sensata. Inclusive o dono e guia proibiu-me determinantemente.
E como a vila não tem condições vou arriscar a apanhar o bus de hoje a noite, de volta para Manila.
Sai as 18:45 e supostamente chega as 4 da manhã. Resolvi ser mais louca ainda, e marcar voo as 9 da manhã.... para Cebu.

Mas isso será uma outra história , um outro post.

Gastos:
Taxi Hostel Manila- Bus Station 300 p
Bus 450 x2 = 900 p
Hostel Brookside Inn 250p
Almoco 1 = 150 p Almoço 2 = 92
Agua 35 x2
(1 eur = 61pesos)

Sem comentários: