quarta-feira, 9 de abril de 2014

Lost in Translation in Manila

Estava com um bom feeling sobre as Filipinas.
Tailândia estava "visto", não entra no coração mas sabe bem.

Chego a Manila, com o primeiro atraso de voo, o avião a abarrotar , de mulheres que não percebi bem de onde vinham ou o que faziam... porque um homem estupido e do mais mal encarado, comandava tudo e elas estavam táo nervosas que não paravam quietas um minuto

Sei que estiveram fora algum tempo e que tinham os filhos a espera...mas não tive coragem de perguntar mais.

Saimos do avião, grande desorganização na saida com o preenchimento do papel do "Customs"
Lá se resolveu, nova confusão e tentativa de roubalheira com o preço dos taxis, mas lá me desenrasco, começo a perguntar a toda a gente se queria partilhar táxi para onde ia , etc etc. Até que um sr Americano troca-me os dolares por peso, a um preço real, e chama um taxi barato para mim!!!

Makati, here we go!
Primeiras impressões do aeroporto até zona de Makati: Manila é moderna!
Edificios altos , arranha céus, avenidas, shoppings, lojas, tráfico.

Sim, vim para uma zona moderna é certo. Após a II Guerra mundial, esta zona foi reconstruida e é o centro financeiro e comercial de Manila. e turistica, pelo menos é a base dos hoteis e restaurantes.

Primeira noite (cheguei ao final do dia) foi só jantar num bom open market, conviver um pouco e dormir.
Dia seguinte de manhã passeio por Greenbelt, uma cadeia de shoppings, ou melhor, de galerias, com jardins, esplanadas, uma capela linda entre o jardim, um museu e lojas de gama.
Muiiiiiito calor.

Sou inundada o tempo todo de sorrisos, good mornings, hello madam nice day to you, desde aos seguranças, trolhas, empresários, locais, tudo! Que povo:)

A tarde tinhamos o free tour do hostel. Excelente ideia.
Porque é de borla, e fizemos o que um alguem local faz: apanhamos um Jeepney, transporte público local, depois o metro (tudo uma grande Aventura) sozinha confesso que mesmo eu que viajo muito, se calhar desistiria nesta altura.

O metro aqui tem a separação de carruagens para homens e mulheres, devido ao que se pode imaginar.... demasiada gente , apertoes, roubos, amassos, e abusos.
Mas mesmo o de mulheres ia completamente apinhado.

Conseguimos sair na estação UN Avenue, vimos estátua do Heroi Filipino (que acho que matou Fernão Magalhães)??
Intramuros, a zona mais antiga da cidade e no final do dia fomos jantar ao maior shopping de toda a Asia, Mall of Asia, com direito a fogo de artificio , simplesmente porque é sexta feira!

A magia deste grupo foi que acabou por não ser um tour. Fomos mais um grupo de amigos que andavamos a passear e a brincar uns com os outros.
Michelle era a miuda tour guide, que veio a tornar-se o nosso anjo da guarda e uma grande amiga!
Só para ficar registado: Robin da Suécia, mas que viveu Australia 2 anos, Brendan, Irlanda, Oliver , Estónia, Garret, Hawaii, um rapaz da China, Asa da Suecia, Francisco, espanhol e eu., Portugal

A partir daqui, sempre juntos, a observação do Robin e do Brenda no Face estão elucidativas:

"2 day vortex of Manila. Old Manila walk , firework dinner, ending up in a drunken karaoke madness, with a hint of red lights. Restless night, happy hour brunch, i really haven't understood happy hour un till now. Rooftop card games with another hint of happy hour, salsa dancing with tequila and finishing of the street of shiny lights. 

Hungover cockfight watching, getting breakfast of the local gambling winner, and lunch ending up with eating goat, pretty tasty actually"

Ou a do Brendan
"Manila turned out to be crazy! Cock fighting, midget boxing, countless bars, Way too many San Miguel's and red horses, 35p beers, some shots thrown in there aswell. Karaoke bars, biggest mall in Asia, jeepney's and an great tour! Awesome people and great fun trying to piece the story's together from the night before

Há quem diga, ah estás de férias, tens de experimentar tudo. Acho isso muito bonito e em parte verdade, desde que também vá de acordo com o que gostamos , acreditamos, e queremos.
Se não estivesse com as pessoas que estava não teria feito metade, e não iria lamentar não o ter feito.
Mas foi uma experiência e da qual não vou esquecer por bons e menos bons motivos.

A verdade é que  para quem ia ficar um dia só, fiquei mais 3 noites,  sempre com bons amigos, uns castiços que só queriam passar um FS divertido.
Ontem se não fosse domingo, dia louco para viajar de autocarro, já tinha seguido viagem, mas faço - o hoje (escrito na passada segunda-feira 7 de Abril)

Crazy Manila.
What happens in Manila stays in Manila!

Sem comentários: