terça-feira, 4 de março de 2014

Se os meus sobrinhos pudessem ver através dos meus olhos...

E todos claro.

Esta frase, pensamento veio-me a ideia quando estava na travessia do Sonle Lake até Battambang.

Num instante, a observar a paisagem, as aldeias flutuantes, as crianças nos barcos, e  senti-me a explodir , e aqui se aplica tão bem o ingles . I was overwhelmed.
e imediatamente senti.... que daria tudo para os meus sobrinhos verem o que eu estava a ver.






Acho que Cambodja é um destino inesperado mas muito apropriado para crianças. Porque é tanta a natureza, a cultura, a forma directa como ves o dia a dia dos locais.
Imaginei-os a curtir andar de bicla como eles, a rirem-se as gargalhadas com as brincadeiras que eles fazem constantemente... a irem no barco a apanhar com o vento na cara e a conhecerem todo um mundo diferente do nosso.
Mas muito , muito GENUINO.










É  claramente ainda um pais muito pobre. Vejo aldeias, "casas", que não sei como vos descrever.

Mas vejo , na sua maioria, as pessoas, graudos e miudos, a rir, a sorrir, a brincar, a conversar.
Juntos. é impressionante como brincam e riem-se uns dos outros.

Há definitivamente uma esperança neste povo. Um simplicidade brutal.

Fico com um sentimento ao mesmo tempo de grande angustia, porque sim vocês podem dizer, ah mas os meus filhos vâo a escola, recebem educação. Têm condições que estas crianças não terão nunca.

Não tenho a pretensão de pesar os prós e contras. Ou dizer o que é melhor ou pior.

Só que  a LIBERDADE que eles têm..... isso os nossos não têm mesmo que me argumentem que sim.
Vivem numa prisão.
E  agora, que estou aqui, chega a ser sufocante comparar e pensar nas vidas que levamos em Portugal.



(imagens boat trip )


Mas estou a desviar-me e a entrar em polémicas.

Termino com o meu pensamento dos ultimos dias: o que tenho vivido daria tudo para que as minhas crianças , as vossas,  pudessem viver também. E torço para que muito em breve elas possam experienciar algo semelhante. seja no Cambodja ou em Portugal.




Sem comentários: