sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Notas sobre Sri Lanka

As mulheres:
Nao consegui conversar com um cingalesa.
Veem-se muitas mulheres nas ruas, nas cidades, e quando olham para n'os 'e sempre com um sorriso lindo, espontaneo, e com transparente curiosidade.

Nas praias, ou nos restaurantes/guesthouses nao se veem raparigas cingalesas, nem a trabalhar nem na praia. Os cozinheiros sao os homens.

As que vestem saris normalmente 'e porque vao trabalhar, ou tem emprego do Estado. A forma de vestir, a moda aqui nao 'e tao viva e intensa como na India.
Nao existe propriamente um padrao. Andam de t shirts e saias rodadas basicamente, ou vestidos.

Quando sao novinhas sao lindas, mas quem tem 30 anos para cima a pela esta ja muito envelhecida, parecem ter uma vida inteira em cima delas.

Andam quase sempre com os filhos ao colo, principalmente nos transportes, para os proteger da confusao. Sao extremamente ternas e proctectoras. Parece que a unica missao delas 'e dar o maximo de amor aos filhos. E demonstram isso.

Aos domingos ou e Poya days (feriados, noite de lua cheia, sao dias sagrados) vestem-se de branco, com vestes tipicas do sri lanka.

Em Sri Lanka nao existe, felizmente, as castas nem tanta repressao por parte dos pais. Entao, ve-se com alguma frequencia os casais a namorar.

Mas o conceito de namorar, 'e conversar, ir passear de maos dados e ir ver o mar, brincarem um com o outro. Segundo me explicaram, acho que nao se beijam, pelo menos no inicio.

Mas pelo menos podes escolher o homem que gostas.

Sem comentários: