quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Myanmar - chegada a Yangoon

Ora bem, a dificuldade que encontramos quando năo escrevemos por uns dias é que tantas histórias se acumulam!

E ainda por cima num país que é novidade para mim!

Vou tentar por tópicos (hábito de 15 anos de trabalho!)

1. eu tinha uma imagem de Myanmar. Já devo ter lido uns 3 livros e vi uma série de documentários, e acompanho a luta da Lady Auung Su Kuy desde que foi premio nobel da paz.

The glass palace, em ingles. Conta o fim da monarquia, do exilio do rei Tinbaaw para a India, e as historias cruzam-se por mandalay, india e malasia.

o afinador de pianos, fim do seculo passado , em que conta a aventura dum afinador de pianos ingles pelos estados Shan.

O veu pintado (filme) acho q nao se passa ca mas as paisagens associo a ca.
O amante (filme e livro) que invoca toda a atmosfera da Indochina

2. Chegada ao aeroporto é surpreendente: tudo limpo e bem tratado, calmo, eficazes e rapidos e super simpaticos

E cheio de ATM s e bancos,(quando ha 3 meses nao havia uma ATM)

A ida para o centro foi envolta numa neblina fim de tarde, temperatura deliciosa, tudo como o filme da minha cabeca. A novidade era predios modernos e lojas! Tudo esta a acontecer rápido aqui..... Como tudo na vida, pode ser bom e perigoso ao mesmo tempo.

3- Stop. parece q acordo do sonho. a downtown (sule pagoda). O que é isto? Predios coloniais completamente degradados, cheios dos eternos fios de electricidade. Ja noite, o que tona tudo mais underground.

1a Mahandoola guesthouse horrorosa por fora , cheia .
2a Garden guesthouse :um quarto duplo por 25 dolares. Partilho com uma irlandesa.
É uma roubalheira porque ha mais procura que oferta e nao limpam nada, a qualidade dos sitios deixa tudo a desejar

Mas como tudo desligamos o botăo e ajustamo-nos para estes novos :)

Nada do que disse me incomoda muito.
Estou habituada a ficar em adoráveis espeluncas !
“ahh mas năo sejas nojentinha“.... Isso nem se aplica porque a minha flexibilidade é enorme e quem me conhece bem sabe.

Mas năo vou ser hipocrita e estar sempre a dizer “uau ,nice!! Thats nice!“ como muitos dizem. Ou porque para eles é na boa ou porque querem ser cool.

Proximo post :continuacao Yangoon

Sem comentários: