quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Thaipusam

Como ja conhecia Kuala Lumpur (claro que ha sempre varias opcoes) andei relaxada sem ter que ir especificamente a lado nenhum.

Excepto as Batu Caves, perto de KL e facilme;nte acessivel de comboio interurbano (o Komuter)
Fui num domingo, mas um dia normal.

Tem uma gruta cheia de estatuas que devem contar alguma historia hindu, ao qual nao liguei muito como ja perceberam, mas eh giro.
Reparo que os miudos, e graudos, rapam o cabelo e envolvem a cabeca com uma pasta alaranjada.
mesmo pessoas de idade, mulheres o fazem.
usam muito vestes amarelas.
Centenas de oferendas (leite, comida)



e la vou eu calmamente , super admirada de estar tao calmo  - com indianos, silencio ou ausencia de pessoas eh algo que pode ser dificil de acontecer.

E surge a escadaria de 270 e tal degraus. Nao vejo nada de transcendente.
Ate que a minha frente sobe uma familia, em que mae e pai carregam em estacas e num lencol um bebe. a restante familia esta la para apoia-los com canticos e gritos de motivacao.





Ficamos nos, ocidentais, mais incomodados que eles, ja vos digo.

Respeito muito, mesmo que me seja dificil compreender.

Mas ao mesmo tempo param, falam, riem/se. eh religiao, eh fanatismo, mas eh natural.

E sorriem-me, sempre.
Nao se sentem nada incomodados quando peco para tirar fotos. com os indianos nem preciso pedir, sao eles que dizem para tirar fotos!

Mas onde ]e que estava escrito que tinhamos de fazer tais sacrificios para obter redencao, cura, o que seja? ......

Bem.
Ainda vi mais , bem pior que aqueles pais, e esta tudo nas fotos. Homens em transe, com agulhas - piercings espetadas na cara, no corpo.  Nao tenho bem palavras.
E era um dia normal.

Amanha dia 16 eh  a vespera do festival Thaipusam, peregrinacao hindu e celebracao religiosa em homenagem  ao “Lord Murugan”.  e o auge nas Batu Caves. Eu estou na 2 cidade que celebra este festival sagrado.

Hoje foi festa. comida de borla, filas indianas :)
As indianas vestem os seus saris coloridos e usam o seu ouro amarelo.
os homens de branco, amarelo ou laranja.
Tudo com fe mas divertidos, em celebracao. Jovens a converser e ainda se arranjam uns namoricos.
amanha as 5 da manha sai a procissao e sao 100 e tal quilometros!!!!

o momento que vi nas Batu Caves vou evitar de ver, ja foi suficiente. Nas fotos parece espectacular mas ]]e arrepiante e coloca tudo em perspectiva.... nao, ja chega.

Agora a noite, convidaram-me para jantar com eles, contam-me as historias, e sinto-me bem no meio da alegria Indiana na Malasia.







Amanha a tarde sigo para a Tailandia, outro registo.... muito diferente.

1 comentário:

Andorinha disse...

pois eu estive no Thaipusam nas Batu Caves há 2 anos atrás e foi O momento, foi a melhor parte da minha viagem na Malásia, dez a zero a qq praia e resort. Adorei. Senti-me num filme do Indiana Jones, achei o máximo! Ao fim de 3 horas daquilo, disse à minha companhia de viagem: tá bom, agora começo a ficar fisicamente mal disposta. E fomos embora. Eu gostei não porque ache a procissão em sim o máximo, mas o momento. Pra quem viaja, ver algo assim é único. Nao é preciso participar, é só ver. Até pq eles fazem questão de posar pra foto. Boa viagem!!!!