sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bed Bugs

Vale a pena dedicar um post as pulgas, as conhecidas entre os viajantes como bed bugs.

Quase sempre que viajo me aparecem  picadas de mosquito, mas não são bem picadas, ou pelo menos reajo de forma mais intensa a algumas.
Conto pelo menos 2 a 3 viagens com sérios "problemas". Já achei que seria alergia ao calor, ao sol, a humidade. Porque apareciam do nada. Ate achei que podia ser psicológico, tipo ansiedade recalcada lool.
A primeira vez em Kerala, enquanto fazia passeio de barco nas Backwater. Associei a mosquito de agua, mas fiquei com os braços em misero estado, de tal forma que os indianos paravam para me perguntar o que tinha.

Na Nicaragua, 2a vez, foi instantaneo na 2a noite. Mas espalhou-se pelas pernas todas. Até tratamentos naturais com ervas me faziam. Comichão horrivel, desespero.

Agora, já nos primeiros dias em Myanmar voltei a ter a volta dos cotovelos e pelos braços.
Isto porque a reacção é de primeiro crescem e incham, depois um dia ou dois  ficam dum vermelho intenso, e depois comecam a ir sarando.
Nos dias do vermelho intenso .... bem, dá nas vistas, andar de manga curta ou assim.

Agora no Cambodja, again. Mas nesta tive mais consciencia do que estava a acontecer. Estava com mosquiteiro mas isso era relativo . Muito abafado e de repente comeco a sentir muita comichão nos pés  e nos dedos dos pés!!! Voces imaginam o que isso é?!!

E começo nos bracos e vejo as picadas quase no imediato. as filas de picadas ,  3 juntas e seguidas.
Nao é de melga. Passei-me e saltei do colchão, fui para a varanda grande que tinha lá um colchão e sempre apanhava ar, mas o desespero apoderou-se de mim, quando fiquei com a sensação de que já estava entranhado na roupa, despi-me ali mesmo, embrulhada numa toalha, e depois de bikini.
Isto entre a meia noite e pelo menos até as 3 da manhã.
Ainda fui lá embaixo falar com eles, e ai foi má onda deles. O dono despachou, fez de conta que não eram pulgas como lhe estava a dizer, e só disse que podia dormir cá fora e tomar um duche para aliviar. Isso já eu tinha feito!!
Bem passado 3h era dia, fui para a praia deserta, caminhei, mergulhei, mas cabeça já estava feita, ia-me embora. A 9h comprei bilhete para Phnom Penh para sair as 14h.Depois foi passar a manhã a tomar pequeno almoco, a carregar baterias ( mesmo, de tlm, laptop, maquina fotografica). E de ler um pouco.
Na guesthouse ninguém me dirigiu a palavra, nem perguntou se estava bem, etc, e quem estava lá estava na noite anterior. Isso caiu-me mal mas nada que já me admire. Bares, guesthouses geridas por estrangeiros deixam muito a desejar aqui. Parece que é basicamente para as borgas e noitadas. Quem falar muito alto e tal, esses sim, fazem amigos num instante.

Bem, voltando aos bed buds. A Madalena Patacho, que também está a viajar, mas na America Sul, esteve imenso tempo a explicar-me os efeitos e consequencias disto..
Tipo podemos já andar com as pulgas há uns dias e numa noite quente que se proporcione, acontece.
E o problema é que ficam na roupa, na mochila, e tenho de desinfectar, lavar tudo muito bem, deixar estar ao sol, mochila afastada sempre da cama, e mesmo o "pijama" devo po-lo sempre numa saca separada do resto da escolar.

Quanto as borbulhas e comichão, só com anti histaminicos e cremes. e aguentar que passe. Evitar apanhar sol ( o que aqui não é fácil)

A custa disso, de passar a noite primeiro no dormitorio abafado e depois na varanda fresca, com chuva a meio da noite, fez com que ficasse também de nariz entupido que ainda estou agora.

Por isso , para quem viaja ficam aqui os cuidados a ter.

http://www.chinches.pro/sintomas-y-senales-que-delatan-la-presencia-de-los-chinches-de-cama/


(esta foto pretence ao site em cima. Eu fiquei menos mas aqui mostra a linha que as pulgas fazem e que distinguem das melgas)









 

Sem comentários: