domingo, 23 de fevereiro de 2014

S-21

Nunca fui a turista "macabra" que tira fotos a tudo só porque sim , principalmente no que toca a religião, crenças, rituais (em Varanasi simplesmente não tiramos fotos das cremações). Em relação a visitar lugares em que contam, em que são a própria a História, aí sim.
Acredito que devemos ter conhecimento, as más memorias devem estar presentes para que o Passado não se repita.
Quando somos de tal forma confrontados com a realidade que não dá para virar a cara.
O meu único receio é que se tenham tornado numa fantochada turistica.. Em vez de servir o real propósito.
Em Amsterdam fui à casa de Anne Frank. Há respeito pelo local onde estamos. Sem fantochadas.
Em Berlim, o museu do holocausto.
E hoje em Phnom Penh, na prisão S-21.
Conhecia a história, recordo-me de vários documentários. Sabia para o que ia. Mas nada na nossa geração nos prepara para com o que se passou aqui.
Admirei uns pais franceses que levaram os filhos, de 8 e 14 anos.
Dirão voces, ah é muito forte para uma criança de 8 anos, que horror.
Sim, mas aquela criança nunca mais se vai esquecer que é possivel neste mundo existir tamanha atrocidade. Não vai achar que tudo é fantasia dos filmes e que como só passa na tv não é real.
É real. E continua a acontecer por este mundo fora.
Não vou escrever a história toda, mas resumidamente era uma escola, em que depois do 17 Abril de 1975 Pol Pot e o kmer vermelho criou esta prisão de tortura.  Após anos de Guerra civil, Pol Pot invadiu a cidade e foi recebido em aplausos, como o Salvador... Passado uma semana estaria a evacuar a cidade, a separar familias, e a mandar todos para o campo para trabalhos forçados. Numa semana.

Intelectuais, médicos, professores  foram o principal alvo a abater de imediato e levados para a prisão.
Ele queria acabar com toda a cultura cambojana e comecar do zero. Para isso exterminou-os. Matava também os filhos  para que não se vingassem caso viessem a ser adultos. Matava-os atirando-os contra as árvores no campo de exterminação , para poupar balas ou outros materiais.
Simplesmente quem usava óculos era preso, torturado até morrer.
Como os nazis, os Kmer vermelhos gostavam de registar tudo em fotografias. Por isso temos oportunidade de ver, as fotos do presos, as torturas, os corpos mortos.

As celas:



 

Entre 75 e 79 mais de 17,000 pessoas, homens, mulheres, crianças presas no S-21 foram mortas nos campos de exterminio ou na prisão.


Já desisti de ir ver os Killing fields. Já vi o que chegasse e já li o suficiente.
No fim, fiquei confusa porque 2 dos únicos 7 sobreviventes estavam lá presentes, a vender livros e a promover a sua história.
(só sobreviveram porque o kmer precisava deles, um arranjava as maquinas de escrever os registos dos presos, e outro pintava quadros que Pol Pot queria)
Questionei o guia o porquê de eles estarem ali , onde tudo aconteceu. Ele percebeu a minha incompreensao, tentou envergonhado dizer que o governo não os apoia em nada por isso é a sua forma de sustento e de manterem a história viva . Tento compreender, a sério. Talvez para eles , que sofreram tanto, é mais importante estar ali e serem os relatos vivos das atrocidades cometidas... Para mim, só pensei que seria insuportável voltar aquele lugar.




Sem comentários: